Rua Caiapós, 136 - São Paulo-SP 11 3853-5728 11 3853-5729

Tecnologia

A tecnologia do processo de corte com jato de água consiste em um nível avançado e exclusivo capaz de cortar quase todos os materiais com a melhor relação custo/benefício (sistema mais versátil do mercado). Resumidamente, a água é pressurizada até 100.000 PSI e em seguida é forçada através de um orifício com diâmetro de 0,3mm, atingindo de 3 a 4 vezes a velocidade do som (800 a 1000m/s).

A máquina tem um controle numérico computadorizado CNC (processa o corte com as informações recebidas do sistema CAD/CAM) e o reduzido diâmetro do jato permite que o desenho elaborado se torne uma realidade, com o mínimo de desperdício do material, pois o diâmetro do jato é de aproximadamente 1mm.

O jato de água corta por abrasão e desgaste. O corte é resultado da erosão (remoção de pequenas porções de material devido ao impacto das partículas abrasivas). O corte é perfeito e preciso não sendo necessário acabamento adicional. O processo não origina distorções no material (mecânica e térmica), pois não tem efeito de ZTA (Zona Termicamente Afetada).

Toda esta energia concentrada pode ser usada para cortar qualquer material, por isso a tecnologia de corte com jato de água é usada em quse todos os segmentos. Para facilitar, os materiais que podem ser cortados facilmente com uma faca ou um estilete, podem ser cortados com água pura. Ex: borracha, cortiça, carpete automotivo, EVA, juntas, PVC, produtos alimentícios, fraldas, etc. Quando adicionamos um abrasivo (Garnet), podemos cortar praticamente todos os materias. Ex: aço inox, aço carbono, alumímio, titânio, cobre, bronze, ligas especiais, mármore, granito, vidros, etc.

Existem também sistemas de hidrojateamento ao qual podemos usar a tecnologia para preparar a superfície. Com esta tecnologia de hidrojateamento podemos remover tintas, concretos, borracha, deixando a superfície pronta para a aplicação do revestimento.

Finalizando, a tecnologia de corte com jato de água tornou-se no mercado nacional um processo muito utilizado em indústrias de equipamentos, indústria aeroespacial, militar, ferroviária , navios, automóveis, mecanismo de engenharia, indústria química, energia, arquitetura, etc.